Importância do Guia

“Ser Guia de Turismo é mais que ter formação e conhecimento acerca dos patrimônios, memórias e culturas. Ser Guia de Turismo é transformar expectativas do visitante em verdadeiras experiências”.

O Guia de Turismo utiliza com exatidão o potencial de sua voz, gestos e movimentos para melhor se expressar aos visitantes. Quando a mensagem é direcionada por um Guia de Turismo, os cartões postais ganham novos olhares, conseguindo ampliar sempre detalhes que o turista desconhece. Conhecer os diversos atrativos turísticos de localidades, vivenciar a religiosidade, história, manifestações culturais, experimentar os sabores e interagir com saberes, sem dúvida se torna especial e enriquecedor com a condução de um Guia de Turismo.

Por meio de seu conhecimento, habilidades, atitudes e valores, o profissional Guia de Turismo transforma turistas em verdadeiros expedicionários de lugares a serem visitados, proporcionando-os lazer contemplativo, integração pessoal, enriquecimento cultural e experiências únicas. A capacidade de transformar as frias letras e imagens de um texto em movimento é sem sombra de dúvida fazer reviver um personagem da história, dar vida pelo olhar e palavras a um prédio, obelisco ou monumento com as narrativas dos fatos que concretizam a identidade do lugar.